A Meta anunciou a substituição do seu sistema de checagem de fatos, anteriormente conduzido por organizações parceiras, pelo recurso “notas da comunidade”. Essa mudança será gradualmente implementada no Facebook, Instagram e Threads, e segue um modelo similar ao adotado pelo X (antigo Twitter). A principal diferença é que, com as “notas da comunidade”, são os próprios usuários que passam a adicionar observações para contextualizar ou corrigir informações, ao invés de profissionais contratados para fazer a verificação.
O novo sistema é baseado na colaboração dos usuários, que precisam se inscrever no programa para participar. Após a inscrição, os participantes podem adicionar notas a publicações, e essas notas serão avaliadas por outros membros do programa. Caso haja um consenso entre um número suficiente de usuários, a nota se torna pública. Essa abordagem, que visa descentralizar a moderação, já está sendo utilizada pelo X, e especialistas apontam que ela é eficaz em temas onde há consenso, mas enfrenta desafios em tópicos mais polarizadores, como questões políticas.
Embora o serviço de checagem de fatos tenha sido encerrado, a Meta continuará a monitorar conteúdos sensíveis, como aqueles relacionados a crimes graves, por meio de uma equipe interna. A empresa ainda não detalhou como as “notas da comunidade” serão aplicadas em suas plataformas, mas deixou claro que essa mudança visa envolver a comunidade no processo de verificação e moderação de conteúdo.