A Meta anunciou que, a partir de 14 de janeiro de 2025, encerrará o uso de filtros de realidade aumentada (RA) criados por terceiros no Instagram, Facebook e Messenger. A medida afeta diretamente a plataforma de criação Meta Spark, que permitirá apenas filtros desenvolvidos pela própria empresa. Essa mudança foi anunciada inicialmente em agosto de 2024 e visa, segundo a Meta, priorizar o desenvolvimento de outros produtos mais alinhados às necessidades futuras de seus consumidores e clientes empresariais.
Os criadores de filtros personalizados, que anteriormente podiam utilizar o Meta Spark para criar e compartilhar efeitos nas plataformas da Meta, agora terão que se adaptar à nova política. Para aqueles que ainda desejam salvar seus efeitos criados, a Meta oferece a possibilidade de download até o dia 14 de janeiro, seja pelo Meta Spark Hub ou pela Central de Contas. A plataforma de criação de RA foi lançada há sete anos e se tornou uma ferramenta importante para empresas e influenciadores que desejavam personalizar a experiência do usuário com efeitos únicos.
Com o fim dos filtros de terceiros, a Meta reforça que apenas os efeitos criados por sua própria equipe continuarão disponíveis para os usuários. Embora a decisão tenha gerado poucas explicações detalhadas, a empresa afirmou que a mudança é parte de uma reestruturação estratégica, que busca otimizar seus recursos e atender melhor às demandas do mercado. A mudança também inclui o encerramento de outros programas, como a verificação de fatos, como parte do seu foco em novos produtos e iniciativas.