A Meta, empresa responsável pelo Facebook e Messenger, fez mudanças nos nomes de três temas que se referem à comunidade LGBT+. A alteração foi percebida por internautas após uma atualização nos aplicativos. O tema “Orgulho” foi substituído por “Arco-íris”, enquanto “Transgênero” passou a ser denominado “Algodão doce”. Por fim, o tema “Não-binário” foi renomeado para “Pôr do sol dourado”. Essas mudanças ocorreram em meio a polêmicas envolvendo o novo programa de “notas da comunidade”, que visa substituir o sistema anterior de checagem de fatos, já utilizado pela plataforma X (antigo Twitter).
A atualização gerou reações mistas entre os usuários, com críticas e elogios ao novo formato. A mudança de nomes é parte de um esforço da Meta para modificar a forma como lida com temas sensíveis nas redes sociais, buscando evitar controvérsias relacionadas ao uso de terminologias mais polarizadoras. A alteração nos temas ligados à identidade de gênero e orientação sexual também ocorre em um contexto de adaptação da Meta a novas políticas de moderação de conteúdo.
Essas modificações são anunciadas após um momento de reestruturação interna da empresa, que também decidiu adotar um modelo de checagem de fatos similar ao utilizado pelo X, o que foi interpretado como uma tentativa de alinhar a Meta a novas tendências no controle de informações e interações nas plataformas. O novo sistema de “notas da comunidade” será encarregado de substituir a checagem de fatos tradicional, com a promessa de um ambiente mais colaborativo para os usuários.