O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 12 de janeiro o prazo para que gestores escolares preencham o Diagnóstico das Escolas, um documento estruturado em 11 blocos e 26 temas. O objetivo é permitir que diretores e coordenadores reflitam sobre a situação atual das instituições, identifiquem lacunas e embasem decisões estratégicas para a melhoria da gestão educacional. A ferramenta está disponível na plataforma do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e visa subsidiar tanto as escolas quanto o próprio MEC na formulação de políticas públicas mais eficazes.
A iniciativa busca promover uma análise aprofundada do funcionamento das escolas a partir de recortes conceituais que destacam aspectos cruciais da gestão e do desempenho escolar. O diagnóstico, segundo o MEC, desempenha papel fundamental no planejamento, direcionando ações de financiamento e aprimoramento das condições educacionais. Os dados coletados serão utilizados para definir estratégias mais precisas no âmbito nacional.
Para apoiar o processo, o MEC realizou em dezembro um webinário explicativo, com orientações detalhadas sobre o preenchimento do documento. O encontro, disponível no canal do MEC no YouTube, foi direcionado a diretores, coordenadores pedagógicos e outros responsáveis pela coleta de informações, garantindo maior clareza e eficiência na execução da tarefa.