O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (18) a primeira nota de corte parcial do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025. Essa nota serve como referência para os candidatos, ajudando a avaliar a situação de sua vaga, mas não garante a aprovação. O MEC esclarece que os candidatos podem alterar suas opções de curso até o último dia de inscrição, que é terça-feira (21), sendo considerado o último registro feito no sistema.
As inscrições para o SiSU 2025 já estão abertas e vão até o dia 21 de janeiro. Este ano, o programa oferece mais de 261 mil vagas em 124 universidades públicas em todo o Brasil. As universidades podem adotar critérios específicos, como pesos diferenciados para as notas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que impacta as chances dos candidatos dependendo do curso escolhido.
Além das universidades brasileiras, algumas instituições em países como Portugal, Estados Unidos e Canadá também aceitam a nota do Enem para ingresso em seus cursos. O cronograma do SiSU 2025 segue com o resultado da seleção previsto para o dia 26 de janeiro, enquanto as matrículas ocorrerão de 27 a 31 de janeiro. Os candidatos que não forem selecionados poderão manifestar interesse para constar na lista de espera entre 26 e 31 de janeiro.