A Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas iniciou, na última segunda-feira (6), o período de transferência automática de alunos entre as unidades da rede pública municipal de ensino. Este processo é parte do calendário de matrículas para o ano letivo de 2025 e segue até sexta-feira (10), com o objetivo de reorganizar os estudantes nas escolas conforme a disponibilidade de vagas. A plataforma digital SIMPalmas é utilizada para toda a gestão das matrículas, que envolve desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até as escolas de Ensino Fundamental.
A partir do dia 13 de janeiro, os pais e responsáveis poderão solicitar transferências entre as escolas ou Cmeis, conforme a necessidade e a disponibilidade de vagas, com o processo se estendendo até o dia 17 de janeiro. Já o período de solicitação de matrícula para alunos novatos terá início no dia 20 de janeiro e vai até o dia 24. Os alunos classificados nessa etapa terão um prazo entre 27 e 31 de janeiro para comparecer à unidade de ensino e efetivar a matrícula, apresentando a documentação necessária, como comprovante de residência e histórico escolar.
O processo de matrícula é totalmente digital e visa garantir a transparência e a organização na distribuição de vagas nas 82 unidades educacionais da cidade. Para acompanhar a situação da matrícula, os responsáveis podem utilizar o SIMPalmas, verificando a classificação dos alunos e a disponibilidade de vagas por unidade de ensino. A Semed reforça que os critérios de classificação para as vagas seguem as orientações estabelecidas pela portaria nº 0370, de 19 de outubro de 2023.