O processo de matrícula para novos alunos na rede pública de ensino do Amazonas termina neste sábado (18). O procedimento, que abrange escolas estaduais e municipais tanto na capital quanto no interior, deve ser realizado exclusivamente pela internet. Os atendimentos presenciais nas escolas foram encerrados na sexta-feira (17), e os responsáveis precisam fazer o cadastro com informações como nome, e-mail, CPF, e validar com um código de verificação. Também é possível utilizar as credenciais do gov.br para facilitar o processo.
Para concluir a matrícula, são necessários documentos como certidão de nascimento, CPF e RG (no caso do ensino médio), cartão de vacinação, fotos 3×4 recentes do aluno, além de um documento de identificação com foto do responsável e um comprovante de residência atualizado. A matrícula é voltada para estudantes que estão ingressando pela primeira vez na rede pública estadual, incluindo aqueles oriundos de escolas particulares, federais, de outros estados ou de redes municipais do interior.
Se algum prazo for perdido, pais e alunos poderão recorrer a um atendimento online ou presencial nas escolas a partir do dia 20 de janeiro. O ano letivo nas escolas da rede municipal de Manaus terá início em 5 de fevereiro de 2025, enquanto nas escolas estaduais começará em 7 de fevereiro.