Em 2024, o estado de Mato Grosso registrou um aumento de 0,98% no número de devedores entre outubro e novembro, mas houve uma queda de 3,84% em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), mais de 1,1 milhão de mato-grossenses estão inadimplentes, com a maioria dos devedores sendo homens (53%). Essa redução no estado se diferencia da tendência nacional, que registrou aumento no número de inadimplentes.
O levantamento também revela que a maior parte dos devedores está concentrada na faixa etária de 30 a 49 anos. O valor médio das dívidas por pessoa é de R$ 5,1 mil, o que representa um total acumulado de R$ 5,9 bilhões em dívidas. O sistema financeiro lidera entre os setores com maior número de devedores, seguido por comércio e serviços essenciais como água e luz.
Para aqueles que enfrentam a inadimplência, a CDL sugere uma série de medidas para ajudar a sair dessa situação, como organizar o orçamento familiar, renegociar dívidas com parcelas menores e procurar alternativas de fontes de renda. A recomendação é também evitar novas dívidas, especialmente as emergenciais, que são as mais caras, e buscar orientação em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.