O Museu de Arte de São Paulo (Masp) anunciou mudanças importantes em seu horário de funcionamento e em sua política de gratuidade às sextas-feiras. A partir do dia 10 de janeiro, o museu ficará aberto até as 21 horas nas sextas, sendo que a entrada será gratuita entre 18h e 20h. O último horário de entrada será às 20h, permitindo que os visitantes permaneçam no local até o fechamento. A ação conta com o patrocínio da B3, a bolsa de valores brasileira, e visa ampliar o acesso ao público.
Além da alteração nas sextas-feiras, o Masp segue com sua política de gratuidade às terças-feiras, sem mudanças nos outros dias da semana. A instituição também anunciou que o novo prédio do museu, que será inaugurado em abril de 2025, adotará a mesma política de gratuidade. Com 14 andares e 7.821 m², o edifício, que ficará ao lado do Masp, será nomeado Pietro Maria Bardi, em homenagem ao primeiro diretor artístico do museu.
O Masp também começará a utilizar o vão livre do edifício em 2025, após obter a concessão do espaço em 2024. A área será transformada em um novo espaço expositivo, com instalações de mobiliário e esculturas, para promover a interação pública e o uso como uma praça acessível para todos. O projeto reforça o compromisso do Masp com a democratização da arte e a integração com a cidade.