O Museu de Arte de São Paulo (Masp) abriu as portas de seu novo edifício neste fim de semana, em uma programação especial para celebrar o aniversário de São Paulo. O evento, chamado de “Prelúdio”, antecede a inauguração oficial do prédio, marcada para março, e oferece ao público diversas atividades culturais gratuitas, como shows, apresentações de dança e leituras de cartas da arquiteta Lina Bo Bardi. A programação inclui também o Coral de Heliópolis, que fez uma apresentação no primeiro subsolo do novo espaço.
O novo edifício, nomeado Pietro Maria Bardi, está localizado ao lado do prédio histórico do Masp e amplia significativamente a área do museu. Com 14 andares, o novo espaço passa a contar com cinco galerias de exposições, salas de aula, um restaurante, e áreas multiuso, além de proporcionar um melhor fluxo logístico para o museu, com docas e espaço para conservação das obras. O investimento foi inteiramente feito com recursos privados, um modelo inovador no Brasil, sem o uso de leis de incentivo fiscal.
A expansão do Masp visa atender à crescente demanda por espaço para eventos e exposições, além de criar uma integração mais moderna e funcional ao seu acervo. A nova estrutura permitirá ao museu oferecer uma variedade de programas educativos e culturais em um ambiente mais adequado às necessidades atuais.