Mark Carney, ex-governador do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, afirmou que está avaliando a possibilidade de entrar na corrida para substituir Justin Trudeau como primeiro-ministro do Canadá. Ele disse estar motivado pelo apoio de parlamentares e simpatizantes do Partido Liberal que desejam mudanças positivas e um plano econômico sólido. Carney, de 59 anos, disse que tomará sua decisão nos próximos dias, após conversar com sua família.
Trudeau anunciou recentemente sua saída da liderança do Partido Liberal, mais de nove anos após sua chegada ao poder. O processo para a escolha de um novo líder do partido deverá ocorrer rapidamente, uma vez que o Parlamento canadense retornará em março. A eleição para o cargo de primeiro-ministro ocorrerá logo após a escolha do novo líder, e o próximo governante enfrentará um ambiente político desafiador, com o Partido Conservador à frente nas pesquisas e um possível voto de desconfiança após a nomeação.
Além de Carney, outros membros do governo de Trudeau, como Chrystia Freeland, Melanie Joly e Dominic LeBlanc, também são cotados para a liderança. O próximo líder do Partido Liberal enfrentará desafios imediatos, com uma eleição prevista para breve e um ambiente político instável. Carney, que atualmente preside a Brookfield Asset Management Ltd. e a Bloomberg Inc., foi convidado várias vezes por Trudeau para integrar seu governo, mas não aceitou as propostas.