A queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), resultou em pelo menos 12 mortes até o momento, conforme confirmado pela Marinha do Brasil. O incidente, ocorrido no dia 22 de dezembro de 2024, também deixou cinco pessoas desaparecidas. As equipes de resgate, com apoio de mergulhadores e equipamentos especializados, recuperaram um veículo e dois corpos, incluindo uma vítima que estava dentro de um caminhão que caiu no rio Tocantins. A busca por desaparecidos continua sendo realizada com a utilização de sonar e helicópteros para localizar vítimas no leito do rio.
A tragédia envolveu o desabamento do vão central da ponte, que havia sido inaugurada em 1961. Pelo menos 10 veículos, incluindo caminhões com carga perigosa, foram levados pela queda. A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que, apesar dos produtos químicos que caíram no rio, não houve vazamento de substâncias tóxicas, como agrotóxicos ou ácido sulfúrico. As autoridades federais, incluindo o Ministério dos Transportes e a Polícia Federal, estão investigando as causas do colapso, enquanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) instaurou uma sindicância para apurar responsabilidades.
Para reconstrução da ponte, o Ministério dos Transportes contratou uma empresa para executar a obra em caráter emergencial. A nova estrutura, que terá um custo estimado em R$ 171,9 milhões, deverá ser entregue até dezembro de 2025. A medida busca restaurar a conexão vital entre os estados do Maranhão e Tocantins, após a queda de uma das principais vias de acesso entre as duas regiões. A obra será realizada pelo consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Limitada.