O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, apresentou um balanço de sua gestão 2023/2025, destacando os aproximadamente 8 mil Requerimentos de Informação (RICs) analisados no período, mais que o dobro da gestão anterior (2019-2021). Esses requerimentos são instrumentos utilizados para fiscalizar atos do Poder Executivo e, segundo Pereira, foram processados de forma imparcial, respeitando a Constituição e o Regimento Interno da Câmara, independentemente da sigla partidária.
Além disso, Pereira ressaltou seu papel como substituto do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, durante 62 dias em momentos distintos, quando foi responsável pela aprovação de 93 proposições, incluindo projetos de lei e requerimentos. Ele enfatizou que sua atuação procurou fortalecer o Parlamento e a democracia, destacando o trabalho colaborativo e produtivo da Mesa Diretora durante o período. Pereira deixa o cargo na próxima segunda-feira, após a eleição de uma nova Mesa, que ocorre neste sábado (1º).
Marcos Pereira, de 51 anos, está no segundo mandato como deputado federal e é advogado, além de presidir o partido Republicanos. Com a conclusão de sua gestão como 1º vice-presidente, ele destaca o legado de uma atuação ativa e comprometida com os processos legislativos, reafirmando seu compromisso com a democracia e a transparência no Congresso.