O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conversou com o Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte, para discutir as prioridades imediatas da política externa do presidente Trump. Durante a ligação, Rubio reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com a Otan e destacou a importância de uma aliança forte para a segurança global. Eles também abordaram a necessidade de aumentar os gastos com defesa pelos aliados europeus e de alcançar uma solução pacífica para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, além de reforçar a cooperação entre as regiões do Euro-Atlântico e do Indo-Pacífico.
Além disso, Rubio também teve uma conversa com o Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, na qual enfatizou a relevância da Turquia como aliada da Otan. Ambos discutiram a necessidade de uma transição inclusiva e pacífica na Síria, de modo a impedir que o país se torne um terreno fértil para o terrorismo internacional, ao mesmo tempo em que garantiram que atores estrangeiros malignos não aproveitem a instabilidade para seus próprios interesses.
Ao longo dos encontros, a importância do fortalecimento das alianças transatlânticas e a cooperação em defesa foram reiteradas, com destaque para a necessidade de aumentar a produção de defesa, o que traria benefícios para todos os países envolvidos. O Secretário de Estado também expressou suas condolências pelas vítimas de um incêndio recente em Bolu, Turquia, mostrando empatia pelos trágicos eventos no país.