O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) afirmou, em entrevista no dia 29 de janeiro de 2025, que sua principal prioridade para 2026 será concorrer ao Senado da República. Van Hattem acredita que a Casa Alta tem o poder de restaurar a ordem entre os poderes, destacando a importância do Senado na análise de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e na eleição de um novo presidente do Senado.
O parlamentar também ressaltou a necessidade de uma maior representação da direita no Senado para que seja possível avançar com pautas como o impeachment de ministros da Corte e a mudança na liderança do Senado. Ele acredita que, se os estados não aumentarem a participação de senadores alinhados à direita, será difícil formar uma maioria capaz de realizar essas modificações significativas.
A corrida pelo Senado em 2026 tem atraído a atenção de partidos de direita, que veem a composição política da Casa como fundamental para o equilíbrio de poder no país. Além disso, a atuação dos senadores é decisiva nas indicações presidenciais para cargos importantes, como o Banco Central e os tribunais superiores. A próxima eleição será crucial para o futuro da governabilidade no Brasil, principalmente no contexto de um possível quarto mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.