Na quarta-feira (22), a 1ª Companhia de Policiamento Ambiental (1ª Cipamb) apreendeu uma carga de madeira da espécie angelim durante uma fiscalização na rodovia PA-370, em Santarém, no estado do Pará. A carga, que já estava beneficiada, foi transportada por um caminhão proveniente do município de Uruará, localizado no sudoeste do estado. Durante a abordagem, os agentes constataram que a documentação exigida pela legislação ambiental estava ausente.
O caminhão foi parado no bairro Maicá durante uma ronda preventiva. A carga apreendida totaliza aproximadamente 5 metros cúbicos de madeira. Como o condutor não possuía os documentos legais da carga, ele foi encaminhado à 16ª Seccional Urbana de Santarém, onde prestou depoimento sobre o crime ambiental cometido.
Inicialmente, a madeira foi levada para o Ibama em Santarém, mas o órgão não pôde recebê-la devido ao pátio estar lotado e ao sistema indisponível. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi então acionada, mas, devido a outro compromisso, não pôde assumir a carga. Como resultado, o caminhão e a madeira foram novamente encaminhados para a 16ª Seccional para os devidos procedimentos.