O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira (28.jan.2025) com Gustavo Pimenta, CEO da Vale, em Brasília, no Palácio do Planalto. Este foi o primeiro encontro de Lula com um dirigente da mineradora desde o início de seu atual mandato. O evento, que não constava na agenda oficial do presidente, foi oficialmente comunicado à imprensa somente no final da tarde, às 19h41, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
Durante o encontro, Pimenta apresentou a Lula iniciativas voltadas para a sustentabilidade e inovação da Vale, incluindo projetos de mineração circular, que visam reaproveitar rejeitos, e uma nova planta de exploração de cobre na região de Carajás, no Pará. O CEO da empresa também convidou o presidente a visitar a área em breve, destacando a importância dessas ações para o futuro da mineradora e do setor no Brasil.
Após a reunião, a Vale divulgou dados sobre a produção e vendas de 2024. A produção de minério de ferro no quarto trimestre do ano passado apresentou uma redução de 4,6% em comparação ao mesmo período de 2023, totalizando 85,3 milhões de toneladas. A diminuição na produção reflete desafios operacionais enfrentados pela mineradora, que seguem sendo discutidos em reuniões como a de hoje.