O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja uma série de eventos para lembrar os dois anos dos ataques às sedes dos Poderes em Brasília, ocorridos em 2023. Os atos estão agendados para a próxima quarta-feira (08/01) e serão realizados no Palácio do Planalto. A programação começa às 9h30, com uma cerimônia de reintegração de obras de arte danificadas durante os ataques. Às 10h30, será o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, no terceiro andar do Planalto.
Às 11h, o presidente Lula estará em uma cerimônia com autoridades no Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde realiza os principais atos políticos do governo. Em seguida, ocorrerá o evento denominado “Abraço da Democracia”, na Praça dos Três Poderes, local simbólico da capital federal. Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto para se dirigir à praça e marcar a ocasião com a população.
Os ataques de 8 de janeiro de 2023 foram realizados por grupos que contestaram o resultado das eleições de 2022. Na ocasião, a Praça dos Três Poderes e suas instituições principais, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, foram invadidos e depredados, causando danos significativos. O evento organizado por Lula visa lembrar esses acontecimentos e reforçar o compromisso com a democracia.