O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em entrevista que o presidente Lula pode realizar mudanças nos ministérios ainda em janeiro para proporcionar mais tempo de trabalho aos novos ministros. Costa destacou que as alterações poderiam ocorrer antes de uma reunião ministerial marcada para o dia 21 de janeiro. No entanto, ele ressaltou que Lula ainda está avaliando quais mudanças fará e que ainda não há decisões definitivas sobre os ajustes nos ministérios.
Em relação à comunicação do governo, Costa mencionou a chegada do publicitário Sidônio Palmeira à Secretaria de Comunicação Social (Secom), com o objetivo de melhorar a forma como as ações do governo chegam à população. O ministro explicou que a nova fase da gestão busca uma melhor estratégia de comunicação, já que a forma de consumir informação está mudando rapidamente, especialmente com o crescimento do uso de grupos de WhatsApp como fonte de notícias, o que cria bolhas de informações segmentadas.
Costa destacou a necessidade de repensar as estratégias de comunicação do governo para atingir a população de maneira mais eficaz, além de desmistificar informações e alcançar aqueles que não têm acesso a canais tradicionais de comunicação. A estratégia será um dos principais desafios de Sidônio Palmeira à frente da Secom, que assumirá o cargo na próxima terça-feira.