Na última semana, o Brasil recebeu os primeiros 88 cidadãos deportados dos Estados Unidos após a posse do presidente Donald Trump. A deportação gerou discussões internacionais, com destaque para o fato de que os brasileiros foram retornados algemados. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que exigirá explicações do governo dos EUA sobre a forma como essas deportações ocorreram.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) marcada para esta quinta-feira (30). O encontro foi convocado pela presidente de Honduras, Xiomara Castro, para discutir questões de migração, entre outros temas. A reunião ocorre em um contexto delicado, com polêmicas envolvendo a abordagem dos Estados Unidos em relação à imigração ilegal.
A Celac, fundada em 2010, reúne 33 países e tem como principal objetivo promover a integração regional e coordenar políticas nas áreas política, econômica e social. Além de migração, a pauta do encontro inclui temas como desarmamento nuclear, agricultura familiar e meio ambiente, com o intuito de fortalecer a autonomia da América Latina e do Caribe.