O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente do Chile, Gabriel Boric, nesta quarta-feira (29), em uma chamada telefônica para tratar de temas bilaterais e globais. Durante a conversa, ambos reforçaram a importância de promover a integração da América Latina e do Caribe, destacando a necessidade de enfrentar desigualdades históricas e fomentar o desenvolvimento sustentável. A pauta incluiu ainda a preparação para um encontro de líderes em defesa da democracia, compromisso firmado anteriormente na Assembleia Geral das Nações Unidas.
A ligação ocorre após o cancelamento da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), originalmente marcada para o dia 30 de janeiro, em Honduras. A reunião seria dedicada ao tema da migração, mas foi cancelada devido a uma superação de impasses entre líderes da região, incluindo os presidentes dos Estados Unidos e da Colômbia. O evento, que seria um marco importante para a discussão sobre migração na região, não acontecerá como previsto.
No diálogo, Lula e Boric também trataram de questões de maior cooperação bilateral, refletindo a visita de Lula ao Chile em agosto de 2024, quando foram assinados mais de 15 acordos em áreas como ciência, tecnologia, defesa, direitos humanos e comércio. Além disso, Boric confirmou uma visita de Estado ao Brasil, programada para abril deste ano, mantendo a continuidade dos esforços para fortalecer as relações entre os dois países.