O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma cerimônia em homenagem aos 164 anos da Caixa Econômica Federal, onde ressaltou a importância dos bancos públicos, especialmente durante a crise financeira de 2008. Segundo Lula, sem a atuação da Caixa e de outras instituições públicas, a crise global teria sido ainda mais devastadora para o Brasil. O presidente mencionou que, graças ao papel desses bancos, o país conseguiu transformar o impacto da crise em um evento de menor gravidade, que ele descreveu como uma “marolinha”.
Durante seu discurso, Lula também abordou os avanços econômicos do governo, destacando a queda histórica da taxa de desemprego e o crescimento da economia, que superou as previsões de especialistas. No entanto, o presidente evitou comentar sobre o aumento da inflação em 2024, que está acima da meta estabelecida, e o valor do dólar, que atualmente ultrapassa os R$ 6. Ele enfatizou ainda o papel da Caixa na implementação de programas sociais e no financiamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A cerimônia contou com a presença do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, que falou sobre a história do banco, criado em 1861 com a missão de promover a cidadania, especialmente em um período em que a população brasileira ainda incluía uma grande quantidade de escravizados. Vieira, servidor de carreira da instituição, assumiu a presidência em novembro de 2023, após a saída de Rita Serrano.