O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o Emir do Catar, o xeique Tamim Bin Hamad Al Thani, nesta terça-feira (7), para discutir a relação bilateral entre os dois países, que comemora 50 anos em 2025. Durante a ligação, os líderes também acertaram a visita do Emir ao Brasil ainda este ano, em retribuição à viagem de Lula ao Catar em novembro de 2023, quando o xeique participou da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
Além de falar sobre as relações bilaterais, Lula aproveitou a oportunidade para parabenizar o Catar pelo apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O país árabe será sede da primeira Cúpula da Aliança, marcada para novembro de 2025, em Doha, em paralelo à Cúpula Mundial de Desenvolvimento Social da ONU. A Aliança, lançada no G20, já conta com a adesão de 82 países e vários blocos regionais e organizações internacionais, com foco na erradicação da fome e da pobreza extrema até 2030.
A Aliança visa beneficiar 500 milhões de pessoas por meio de programas de transferência de renda e expandir o acesso a refeições escolares de qualidade para milhões de crianças em países com altos índices de pobreza e fome. A governança da iniciativa ficará a cargo de um Conselho de Campeões e será vinculada ao G20, mas com a participação de nações fora do grupo. O Brasil oferecerá suporte temporário à Aliança até que o sistema de governança seja totalmente operacional, previsto para meados de 2025.