O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou o apoio do governo federal à candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Panamericanos de 2031. Durante uma reunião no Palácio do Planalto com os prefeitos das duas cidades, Lula destacou a experiência do Rio em sediar grandes eventos esportivos e a infraestrutura já disponível para a realização do evento. O presidente também se comprometeu a garantir o apoio financeiro e logístico necessário para a organização dos jogos, que contam com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do governo do estado do Rio.
A candidatura das duas cidades foi oficialmente apresentada ao presidente da Panam Sports, Neven Iván Ilic Álvarez, e está sendo considerada a única representante brasileira na disputa. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou que o projeto tem 80% da infraestrutura pronta e que a colaboração entre as duas cidades será benéfica para a sustentabilidade financeira do evento. A cidade do Rio de Janeiro, que já sediou o Pan em 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016, se considera favorita na disputa, destacando a complementaridade entre as duas cidades no projeto de sediar o evento.
O próximo passo da candidatura ocorrerá no dia 29 de janeiro, quando os organizadores irão apresentar sua proposta ao Comitê Olímpico do Brasil. Se aprovado, o COB formalizará a candidatura à Panam Sports, que decidirá a sede dos Jogos em agosto de 2025. O projeto também propõe um legado significativo para a mobilidade urbana, com destaque para a construção da Linha 3 do metrô, que ligará o Rio de Janeiro a Niterói e outras cidades vizinhas, melhorando a infraestrutura da região metropolitana.