A brasileira Luana Silva conquistou neste sábado (18) o título do Campeonato Mundial de Surfe Júnior (Sub-20) na etapa de San Juan, Filipinas, ao vencer a japonesa Kana Nakashio em uma final emocionante. A disputa foi definida apenas nos últimos segundos, quando Luana, com a última onda da bateria, obteve a nota 6.53, ultrapassando Nakashio e garantindo o somatório de 12.23 pontos. Com essa vitória, Luana se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar o título mundial júnior, e também a primeira sul-americana a vencer o torneio desde 2005.
A final, marcada por ondas desafiadoras e condições difíceis, foi muito equilibrada. As surfistas trocaram a liderança ao longo da bateria, e Nakashio, até então invicta no torneio, conseguiu uma nota 6.00 nos minutos finais, deixando Luana atrás. No entanto, a brasileira, conhecida por sua resiliência, superou a adversária ao finalizar com uma onda impecável, mostrando técnica e tranquilidade sob pressão.
A vitória de Luana é um marco na carreira da surfista, que também já representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris e agora mira uma vaga no circuito profissional da WSL. Com o objetivo de se tornar parte da elite do surfe mundial, Luana participará a partir de junho do Challenger Series, competição que oferece vagas para o circuito de 2026. Além disso, a conquista coloca o Brasil em destaque no cenário internacional, reforçando o potencial do país nas competições de surfe.