Lindbergh Farias, deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro, foi eleito nesta sexta-feira (31.jan.2025) por aclamação para liderar a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Ele substituirá Odair Cunha e assumirá o cargo oficialmente no sábado (1º.fev), após a eleição da Mesa Diretora da Casa. O evento de sua eleição contou com a presença surpresa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora a participação não tenha sido previamente anunciada.
Entre as prioridades de Farias à frente da bancada do PT, está o aumento da popularidade do presidente Lula, cuja gestão atualmente enfrenta uma desaprovação de 51%, conforme pesquisa recente. O novo líder também enfatizou a importância de pautas que impactam diretamente a população, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 mensais, uma medida que conta com o apoio de 82% dos brasileiros, e a busca por alternativas para combater a inflação dos alimentos.
A agenda do novo líder também incluirá a proposta de fim da jornada de trabalho de seis dias por semana, o que tem sido uma preocupação de muitos trabalhadores. Essas questões serão debatidas no Congresso Nacional, que se prepara para eleger o novo presidente e os demais membros da Mesa Diretora, que ocuparão cargos com mandatos de dois anos.