O presidente brasileiro e o emir do Catar conversaram nesta terça-feira sobre estratégias para intensificar o comércio bilateral e identificar novas oportunidades de investimentos cataris no Brasil em áreas diversas. A ligação, que durou cerca de 30 minutos, reflete os esforços conjuntos para fortalecer a parceria entre os dois países, que completa 50 anos em 2024.
Durante a conversa, ficou acertada uma visita do emir ao Brasil em 2025. O presidente brasileiro aproveitou a oportunidade para relembrar sua visita a Doha em 2023 e expressar gratidão pela presença do líder catarense na Cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro. O diálogo também abordou o apoio do Catar à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, destacando a decisão do país de sediar a primeira cúpula da Aliança no mesmo período da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Social da ONU.
A troca reforça os laços diplomáticos e comerciais entre as duas nações, destacando a relevância do Catar como parceiro estratégico para o Brasil no Oriente Médio. Iniciativas conjuntas, como as mencionadas na conversa, apontam para o compromisso de ambas as partes em ampliar a cooperação em prol do desenvolvimento social e econômico.