Na manhã de terça-feira (14), o brasileiro João Fonseca protagonizou uma grande surpresa ao vencer Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5), em uma partida disputada na Margaret Court Arena, no Melbourne Park. A vitória, que durou 2h23, marca o 14º triunfo consecutivo de Fonseca, um dos principais destaques do tênis brasileiro nos últimos meses.
Antes do Australian Open, o carioca de 20 anos conquistou dois títulos importantes, o Next Gen Finals no final de 2023 e o Challenger 125 de Camberra, já em 2024. Além disso, ele se classificou para o torneio australiano ao superar os argentinos Thiago Agustin Tirante e Federico Agustin Gomez, além do tenista de Hong Kong, Coleman Wong, nas fases qualificatórias.
Com a vitória sobre Rublev, Fonseca avança para a segunda rodada do Australian Open, onde enfrentará o italiano Lorenzo Sonego. A data e o horário da próxima partida ainda não foram divulgados pela organização do torneio, mas a expectativa é grande para o jovem tenista seguir sua trajetória histórica no evento.