Em Bertioga, no litoral de São Paulo, uma jararaca foi resgatada após invadir a Associação Amigos da Riviera de São Lourenço, na última quinta-feira (23). O resgate foi realizado pela equipe do Departamento de Operações Ambientais (DOA), que foi acionada via Central de Comunicações e Monitoramento (Cecom). Após ser resgatada, a serpente foi avaliada pela equipe e, estando em boas condições, foi devolvida ao seu habitat natural.
No mesmo dia, a equipe do DOA também resgatou dois filhotes de pássaros que estavam dentro de um comércio na cidade. As aves foram avaliadas e, em seguida, encaminhadas para reabilitação no Instituto Gremar, garantindo que recebessem o cuidado necessário para sua recuperação. A atuação do DOA visa a proteção da fauna local e a segurança dos moradores.
A Prefeitura de Bertioga reforçou a importância de acionar o DOA em caso de encontro com animais silvestres. A equipe do DOA está disponível 24 horas por dia para garantir a segurança e a preservação da biodiversidade. Os moradores podem entrar em contato pelos números 153 ou 199 para solicitar o resgate de animais.