As negociações para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas avançam, as Forças de Defesa de Israel aprovaram planos para a retirada rápida de tropas de grandes áreas na Faixa de Gaza. A retirada do exército israelense é uma das condições propostas pelo Hamas para selar um acordo de trégua. O progresso nas tratativas ocorre em um contexto delicado, com a liberação de reféns e uma pressão crescente para que um acordo seja fechado antes da posse do novo governo dos Estados Unidos.
As negociações de cessar-fogo têm sido uma prioridade para o governo dos EUA desde 2024, com a administração Biden tentando alcançar um entendimento entre as partes. O envolvimento de intermediários como os Estados Unidos, o Egito e o Catar tem sido fundamental para mediar o diálogo. Nesse cenário, o enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, se reuniu com autoridades israelenses e continuará os esforços no Catar para avançar nas negociações.
No entanto, a situação permanece tensa, com recentes confrontos que resultaram na morte de soldados israelenses. O conflito, iniciado em outubro de 2023, deixou mais de 1.000 mortos em Israel e gerou um grande número de reféns levados para Gaza. Enquanto as negociações continuam, os desafios militares e diplomáticos permanecem significativos, com implicações regionais complexas.