O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 em Goiás começa no dia 15 de janeiro, tanto para quem optar pelo pagamento à vista, com 8% de desconto, quanto para quem decidir parcelar o imposto. A Secretaria da Economia do estado confirma que não houve aumento na alíquota do IPVA. Os boletos podem ser gerados pelo site do Detran-GO, Portal Expresso ou aplicativo DetranGO ON. O novo calendário, que vai até outubro, estabelece que o pagamento será feito sempre no dia 15, com possibilidade de compensação no primeiro dia útil seguinte, caso a data caia no final de semana.
Além disso, o novo formato do calendário facilita a memorização dos contribuintes, ao unificar as datas de pagamento, o que antes era feito em datas distintas ao longo do ano. Os motoristas com placas terminadas em 1 e 2 terão a opção de parcelar o imposto em nove vezes, enquanto os veículos com finais 3 a 0 poderão parcelá-lo em dez vezes. Essa distinção se deve à regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o licenciamento anual dos veículos.
Em Goiás, uma frota de 4,8 milhões de veículos circula no estado, mas nem todos pagam o IPVA. Existem isenções para pessoas com deficiência e veículos com mais de 15 anos, além de descontos para carros populares e para participantes do programa Nota Goiana. Com isso, aproximadamente 2 milhões de veículos estão sujeitos ao pagamento do imposto. A Secretaria da Economia também disponibiliza canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas, como o Assistente Virtual do IPVA pelo WhatsApp e o e-mail da Gerência do IPVA.