O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 em Goiás começará no dia 15 de janeiro. Os motoristas poderão optar pelo pagamento à vista, com desconto de 8%, ou parcelar o tributo, independente do final da placa do veículo. A Secretaria da Economia do Estado informou que não houve aumento na alíquota do imposto, e os boletos poderão ser emitidos por meio de diversos canais, como o site do Detran, o Portal Expresso e o aplicativo DetranGO ON.
O novo calendário de pagamento do IPVA 2025 traz uma mudança importante em relação ao modelo anterior, pois agora o vencimento será sempre no dia 15 de janeiro. Caso a data caia em um fim de semana, o pagamento poderá ser realizado no primeiro dia útil seguinte. Para facilitar a organização dos contribuintes, não haverá mais datas diferentes ao longo do ano, como ocorria anteriormente. Além disso, a distinção no número de parcelas varia conforme o final da placa do veículo, com opções de até nove parcelas para placas de finais 1 e 2, e até dez parcelas para as demais.
Em Goiás, a frota de veículos é de 4,8 milhões, mas nem todos são obrigados a pagar o IPVA. Existem isenções para veículos de pessoas com deficiência e para automóveis com mais de 15 anos de fabricação. Além disso, há redução de 50% do imposto para carros populares e motocicletas de pequeno porte, além de descontos para os participantes do programa Nota Goiana, que podem variar entre 5% e 10%. Com isso, cerca de 2 milhões de veículos estão sujeitos ao pagamento do imposto. A Secretaria da Economia disponibiliza canais de atendimento, como WhatsApp, e-mail e site, para esclarecer dúvidas sobre o IPVA.