A investigação sobre o início dos incêndios de Palisades e Eaton em Los Angeles está em andamento, com imagens de satélite e dados térmicos revelando os pontos iniciais desses focos. O incêndio de Palisades começou na manhã de terça-feira (7), com imagens da Agência Espacial Europeia mostrando uma nuvem de fumaça oriunda de uma área a leste do bairro The Summit. A Orora Technology, especializada em monitoramento por satélites, também identificou um ponto crítico nessa região. A área não possui grandes linhas de transmissão elétrica, mas uma linha de energia menor foi localizada nas proximidades, o que está sendo investigado pelas autoridades.
Por outro lado, o incêndio de Eaton teve início no final da tarde de terça-feira, e, como no caso de Palisades, a empresa Orora Technologies detectou um ponto quente na região de Eaton Creek. Nesse caso, há grandes linhas de transmissão elétrica da Southern California Edison nas imediações, mas a concessionária informou que as linhas de alta tensão foram desenergizadas antes do início do incêndio. A investigação sobre o papel dessas linhas na propagação do fogo ainda está em aberto.
As autoridades de Los Angeles estão conduzindo investigações conjuntas, incluindo o Corpo de Bombeiros e o Serviço Florestal dos EUA, para determinar as causas dos incêndios e analisar possíveis vínculos com falhas nas infraestruturas de energia elétrica. A principal prioridade é entender os fatores que levaram ao surgimento dos focos e prevenir novos incidentes na região.