A Interpol emitiu seu primeiro alerta de “Difusão Prateada”, uma nova ferramenta no combate ao crime organizado transnacional, que visa rastrear e recuperar bens relacionados a atividades criminosas. O alerta, solicitado pela Itália, busca informações sobre propriedades e valores pertencentes a um membro de alta posição de uma organização criminosa no país. Esse alerta é parte de um projeto piloto que envolve 52 países e durará até pelo menos novembro de 2025.
A “Difusão Prateada” funciona como uma base de dados internacional, permitindo que os países membros da Interpol solicitem informações sobre bens de interesse, como propriedades, veículos, contas financeiras e empresas, associados a crimes graves, incluindo tráfico de drogas, corrupção e fraudes. O objetivo principal é possibilitar a apreensão, confisco e recuperação desses bens, de acordo com as legislações nacionais de cada país.
O delegado brasileiro Valdecy Urquiza, secretário-geral da Interpol, destaca que enfocar nos lucros ilegais das redes criminosas é uma das maneiras mais eficazes de combater o crime organizado. A “Difusão Prateada” complementa outras notificações da Interpol, como a Difusão Vermelha, que busca localizar indivíduos procurados, e a Difusão Amarela, que ajuda a encontrar pessoas desaparecidas. Com essas ferramentas, a organização internacional visa enfraquecer redes criminosas e minimizar seus impactos nas comunidades ao redor do mundo.