O Internacional começará a testar o sistema de reconhecimento facial no Estádio Beira-Rio a partir deste fim de semana, durante o jogo contra o Avenida, válido pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho. O clube irá implementar a tecnologia de forma gradual, com o cadastramento da biometria facial dos torcedores sendo feito entre fevereiro e julho. O objetivo é melhorar a segurança, otimizar o controle do público e agilizar o acesso aos setores do estádio, além de combater práticas como o cambismo.
A iniciativa, que foi concebida antes da promulgação da Lei Geral do Esporte, visa oferecer uma experiência mais eficiente e segura aos torcedores. Com base em testes realizados desde o ano anterior, o Internacional está confiante de que a nova tecnologia reduzirá filas e melhorará a convivência no estádio, atendendo também à legislação que exige sua implementação até julho de 2023. O cadastramento será comunicado de forma gradual aos sócios, garantindo que todos sigam os procedimentos corretamente.
O sistema foi testado inicialmente no portão 5 do Beira-Rio, e agora será expandido para todos os setores do estádio. A média de público nos jogos do ano passado foi superior a 30 mil pessoas, e com a adoção do reconhecimento facial, o clube busca solucionar problemas relacionados ao acesso e à segurança, proporcionando uma experiência mais ágil e organizada para os torcedores.