O Instituto Butantan iniciou a produção das primeiras doses da vacina Butantan-DV contra a dengue em São Paulo, com a previsão de fabricar 1 milhão de doses em 2025 e 100 milhões até 2027. A vacina, que está em processo de submissão de documentos à Anvisa, é tetravalente, oferecendo proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue, e pode ser aplicada em uma única dose para pessoas de 2 a 60 anos. A eficácia geral da vacina foi de 79,6%, com uma taxa ainda mais alta de 89% para casos graves da doença.
A produção da vacina está sendo realizada nas instalações do instituto, onde o processo inclui o envase da vacina líquida em frascos, seguida de sua transformação em pó para facilitar o transporte e a conservação. Após a diluição nos postos de saúde, a vacina será administrada aos pacientes. O Instituto Butantan destaca a importância da vacina, que pode ser uma solução inovadora no combate à dengue, especialmente considerando o aumento dos casos no Brasil, particularmente em São Paulo.
Em 2024, o estado de São Paulo registrou mais de 2 milhões de casos de dengue, com 2.050 mortes confirmadas, o maior número desde 2000. Nos primeiros dias de 2025, o estado já havia registrado quase 20 mil casos e várias mortes em investigação. Apesar dos avanços na produção da vacina, o Instituto Butantan aguarda a aprovação da Anvisa para que a vacina seja disponibilizada em larga escala, o que representaria um marco importante no enfrentamento da doença no país.