Escolas particulares, faculdades e outras instituições de ensino de Manaus devem atualizar ou regularizar os cadastros para garantir o direito à meia-passagem estudantil. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) alerta que, sem o cadastro atualizado, os alunos não poderão adquirir o benefício. Administradores e diretores de unidades de ensino têm até o início do ano letivo para regularizar as informações e evitar transtornos aos estudantes. Atualmente, 81% das instituições ainda não completaram o processo de atualização.
A atualização do cadastro pode ser realizada de forma simples pelo site do Sinetram, onde é necessário o preenchimento de um formulário com as informações solicitadas. O processo também pode ser acompanhado por meio de canais de atendimento, como telefone e WhatsApp, além de e-mails disponíveis para suporte. O IMMU destaca que, no caso das escolas públicas, o cadastro dos alunos é feito automaticamente, o que assegura o direito ao passe-livre ou à meia-passagem, conforme a distância da residência do estudante.
O aplicativo “Sou Estudante Manaus” também facilita o acesso aos benefícios, permitindo que os alunos verifiquem se possuem o cartão PassaFácil Estudantil e solicitem sua emissão, seja de forma presencial ou por entrega em casa. O app oferece, ainda, a possibilidade de pedir segunda via do cartão e realizar o gerenciamento de cadastros, especialmente para estudantes menores de 13 anos, através dos responsáveis. Esse sistema visa proporcionar praticidade, eliminando a necessidade de deslocamento para a realização de diversos serviços relacionados à meia-passagem estudantil.