A Universidade Federal do Acre (Ufac) está oferecendo mais de 2,2 mil vagas em 45 cursos de graduação para o segundo semestre de 2025, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão abertas no dia 17 de janeiro e a primeira chamada será realizada no dia 26 de janeiro. As vagas são destinadas a candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com a exigência de uma nota maior que zero na redação e a conclusão do Ensino Médio.
O processo seletivo contará com 1.150 vagas destinadas à reserva conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), 971 vagas para ampla concorrência e 89 para ações afirmativas específicas da Ufac. Além disso, a universidade decidiu, após aprovação do Conselho Universitário, manter o bônus regional para os candidatos do Acre, mesmo diante de mudanças jurídicas relacionadas à sua aplicação. O bônus regional, adotado desde 2018, visa reforçar o compromisso social da instituição, mas tem sido alvo de questionamentos judiciais devido a alegações de desigualdade.
Este ano, pela primeira vez desde 2011, o curso de Medicina não será oferecido pelo Sisu da Ufac. A decisão ocorre após a remoção do curso da plataforma, acompanhando a recomendação do Ministério da Educação e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional a concessão do bônus regional para candidatos. O processo continua a ser debatido na Justiça, com ações em andamento que contestam a legalidade da bonificação para estudantes de fora do estado.