As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, que oferece vagas em universidades e institutos federais, começam nesta sexta-feira, 17, e vão até terça-feira, 21. Para se candidatar, o estudante deve usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e garantir que não tenha zerado a redação. O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Este ano, estão sendo ofertadas 261.779 vagas em diversas áreas e Estados do Brasil, com destaque para cursos de Licenciatura, que contam com auxílio financeiro de R$ 1.050 mensais através do programa Pé-de-Meia, e cursos de grau tecnológico, como Energias Renováveis e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Durante o período de inscrição, é importante que os candidatos compreendam como a nota do Enem é calculada, utilizando a Teoria de Resposta a Item (TRI), que ajusta as notas de acordo com o nível de dificuldade das questões. Além disso, cada curso pode dar pesos diferentes para as áreas do exame, o que exige estratégias para maximizar as chances de aprovação. A plataforma de inscrição permite que os estudantes alterem suas escolhas de curso até o último dia, podendo testar quais opções se encaixam melhor com sua pontuação.
A nota de corte para cada curso vai variando durante os dias de inscrição, com base na quantidade de vagas, na demanda e na modalidade de concorrência. Além disso, existe a possibilidade de convocação para segunda chamada caso haja vagas remanescentes, uma estratégia que pode ser útil para quem não foi aprovado na primeira opção. O cronograma do Sisu 2025 prevê a chamada regular para 26 de janeiro, e a manifestação de interesse para a lista de espera ocorrerá entre os dias 26 e 31 de janeiro.