As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira, 24 de janeiro, e vão até 28 de janeiro, às 23h59, horário de Brasília. O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login via Gov.br. Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha o ensino médio completo, tenha participado das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.
Os requisitos de inscrição variam conforme a situação do candidato, como a condição de cursar o ensino médio integralmente em escola pública ou ser pessoa com deficiência. A renda familiar também influencia, sendo necessário que a renda per capita mensal não ultrapasse 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais. No entanto, esses critérios não se aplicam aos professores da rede pública que buscam cursos de licenciatura e pedagogia. A classificação dos candidatos será feita com base na melhor média obtida no Enem, considerando também a modalidade de concorrência escolhida.
O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, com a segunda chamada em 28 de fevereiro. Após essas datas, os candidatos não selecionados poderão se inscrever na lista de espera, com resultado previsto para 1º de abril. O Prouni oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas, com foco em beneficiar estudantes com renda familiar baixa, sem diploma de nível superior. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800-616161.