O Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 abrirá as inscrições na próxima sexta-feira (24), com prazo até 28 de janeiro. O programa oferece bolsas integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever, os candidatos devem atender a requisitos como ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em instituição privada, ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública, além de ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com nota mínima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.
Os interessados poderão consultar a oferta de bolsas por instituição, curso e turno a partir de 13 de janeiro. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no portal do Gov.br, e exigem o fornecimento de dados cadastrais, como endereço de e-mail, telefone e informações sobre a renda familiar. Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso e instituição, conforme sua renda per capita, e concorrer tanto às vagas de ampla concorrência quanto às destinadas a políticas afirmativas, como para pessoas com deficiência e autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Além das chamadas regulares, o Prouni 2025 terá uma lista de espera, que poderá ser consultada a partir de 1º de abril. Uma novidade deste ano é o programa Pé-de-Meia Licenciatura, que oferece R$ 1.050 mensais aos estudantes de licenciatura que obtiverem média superior a 650 pontos no Enem. Essa medida visa fortalecer a formação de professores e faz parte das comemorações dos 20 anos do Prouni, lançado em 2005.