O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta quinta-feira (30.jan.2025) para chuvas intensas em algumas áreas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O alerta, o mais grave da escala do Inmet, indica risco de alagamentos, transbordamento de rios, desabamentos e deslizamentos de encostas. A previsão é de chuvas que podem ultrapassar os 100 milímetros por dia ou 60 milímetros por hora, com a vigência do alerta até as 10h da sexta-feira (31.jan).
Além do alerta vermelho, um aviso laranja foi emitido para outros estados, incluindo Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este alerta laranja indica chuvas intensas que podem variar de 30 mm/h a 60 mm/h ou entre 50 mm/h e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes de até 100 km/h. O alerta laranja tem validade até a manhã de sexta-feira, 31 de janeiro.
As demais regiões do Brasil estão sob alerta amarelo, indicando risco potencial de chuvas de até 50 mm no dia. Os estados de Alagoas, Roraima e Sergipe são os únicos sem alertas do Inmet. As autoridades meteorológicas recomendam atenção para os riscos associados às fortes chuvas, que podem causar transtornos significativos nas áreas afetadas.