O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para o risco de acumulado de chuva superior a 100 mm por dia em cidades de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. A previsão inclui riscos de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas devido à intensidade das chuvas. Além disso, o Inmet emitiu alertas laranja e amarelo para outras regiões do Brasil, com variação na intensidade e nos impactos esperados.
Os alertas laranja indicam chuvas entre 50 e 100 mm/dia, com possibilidade de ventos fortes de até 100 km/h, afetando estados como Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Pará, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já o alerta amarelo abrange diversas cidades das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste, com previsão de chuvas de até 50 mm/dia. A cidade de São Paulo, por exemplo, deverá enfrentar pancadas de chuva no período da tarde desta quinta-feira (09).
As notificações do Inmet podem ser alteradas a qualquer momento, de acordo com a evolução das condições meteorológicas. O alerta destaca que a população das áreas afetadas deve se manter atenta às atualizações e precauções, dada a intensidade das chuvas e os riscos de eventos adversos associados.