O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, para chuvas intensas em Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo nesta quarta-feira, 9. A previsão é de precipitações superiores a 60 mm por hora ou 100 mm por dia, com risco elevado de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O alerta abrange a região central do Espírito Santo, Vale do Rio Doce, norte do estado, Vale do Mucuri, Jequitinhonha, áreas do norte de Minas Gerais, sul da Bahia e a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Além do alerta vermelho, o Inmet também emitiu alertas laranjas para outros estados, incluindo Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Pará e o Distrito Federal. Nessas regiões, espera-se chuvas entre 30 mm e 60 mm por hora ou 50 mm a 100 mm por dia, com ventos de até 100 km/h. O risco inclui não apenas alagamentos, mas também possíveis quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas atmosféricas.
Esses alertas de chuva forte permanecem em vigor até a sexta-feira, 10. O Inmet recomenda precauções para evitar danos materiais e pessoais, dado o alto risco de intempéries e desastres naturais, como deslizamentos e inundações. A população das áreas afetadas deve se preparar para condições meteorológicas adversas, com possibilidade de fortes impactos nas infraestruturas locais e nas condições de vida cotidianas.