O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes que podem atingir até 100 km/h, afetando 13 estados brasileiros até a manhã deste sábado, 1º. Entre as regiões mais impactadas estão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que estavam com alerta vermelho anteriormente. A previsão é de riscos como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Além disso, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está potencializando a chance de chuvas volumosas e persistentes, especialmente no Sudeste.
A cidade de São Paulo também enfrenta risco de alagamentos devido ao alto volume de chuva previsto para o final de semana. Segundo o Centro de Emergências Climáticas (CGE), as condições climáticas instáveis podem resultar em pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento. O solo encharcado aumenta a possibilidade de deslizamentos de terra e queda de árvores, principalmente na Grande São Paulo, exigindo atenção redobrada das autoridades locais.
As previsões indicam que o clima instável vai persistir até segunda-feira, 3, com chuvas fortes. No entanto, a partir de quarta-feira, 5, a previsão é de uma redução no volume de chuvas, com temperaturas mais altas, alcançando os 30ºC. A orientação é para que a população se mantenha informada e tome as precauções necessárias para evitar danos.