A inflação de serviços, indicador importante das pressões de demanda sobre os preços, apresentou desaceleração em dezembro, registrando uma alta de 0,66%, contra 0,83% em novembro. Esses dados fazem parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da desaceleração no mês, a inflação de serviços acumula uma alta de 4,78% nos últimos 12 meses, ligeiramente superior aos 4,71% registrados em novembro.
Em relação aos preços de itens monitorados pelo governo, a variação foi de uma queda de 0,87% em novembro para uma redução menor de 0,17% em dezembro. No acumulado de 12 meses, a inflação desses itens também teve uma desaceleração, passando de 5,17% em novembro para 4,66% em dezembro, refletindo uma tendência de alívio nas pressões de preços nesses segmentos.
No geral, o IPCA de dezembro ficou em 0,52%, e a taxa acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,83%, evidenciando uma leve aceleração em relação ao mês anterior. Embora a inflação de serviços tenha mostrado alguma desaceleração, os números gerais indicam que as pressões inflacionárias ainda estão em níveis consideráveis, refletindo desafios econômicos para o país no cenário atual.