Na segunda-feira, 13 de janeiro, o Inep divulgou as notas do Enem 2024, que já estão disponíveis na Página do Participante. Com os resultados, os candidatos podem agora se inscrever no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que estará aberto de 17 a 21 de janeiro, permitindo que concorram a vagas em universidades federais. Em seguida, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também estarão abertas, oferecendo oportunidades para bolsas de estudo e financiamentos em instituições privadas.
O Enem 2024 foi realizado nos dias 3 e 10 de novembro, com a participação de mais de 4,3 milhões de candidatos, um aumento de 400 mil inscritos em relação ao ano anterior. O exame é considerado uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil e tem grande importância na avaliação do aprendizado ao final da educação básica. Outro dado relevante é a redução na taxa de abstenção, que caiu de 32% em 2023 para 30% em 2024.
Além de servir como critério de seleção para universidades brasileiras, as notas do Enem também são aceitas por algumas instituições de ensino em Portugal, ampliando as possibilidades para os estudantes que desejam cursar a graduação no exterior. O exame continua sendo uma importante porta de entrada para o ensino superior, tanto no Brasil quanto em outros países.