Os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa nesta segunda-feira (13), enquanto investidores aguardam uma semana cheia de dados econômicos importantes, como o índice de inflação ao consumidor de dezembro e os lucros de grandes bancos. O dado mais aguardado é a inflação ao consumidor, que será divulgado na quarta-feira. Além disso, os mercados estarão atentos às expectativas de inflação do Federal Reserve de Nova York, que devem ser publicadas nesta segunda-feira, e aos dados sobre preços ao produtor e pedidos de auxílio-desemprego, previstos para esta semana. A temporada de resultados corporativos também começa, com destaque para os grandes bancos que divulgarão seus números no meio da semana.
A recente divulgação de um relatório de empregos mais forte do que o esperado nos EUA gerou preocupações sobre a postura do Federal Reserve, que pode adotar uma política monetária mais cautelosa. Atualmente, as expectativas do mercado indicam uma chance de mais de 97% de que o Fed mantenha as taxas de juros inalteradas na reunião de janeiro, e quase 75% de chance de que isso também ocorra em março. Em meio a essas incertezas, investidores aguardam declarações de presidentes regionais do Fed, que podem oferecer mais clareza sobre a direção futura da política monetária.
No cenário global, os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em queda, influenciados pelo relatório de empregos dos EUA que diminuiu as expectativas de cortes nas taxas de juros. Enquanto isso, os mercados europeus também operam em baixa, com destaque para os rendimentos dos títulos da zona do euro e do Reino Unido. Nos mercados de commodities, os preços do petróleo subiram devido às expectativas de novas sanções dos EUA sobre o fornecimento de petróleo russo, o que deverá impactar as exportações da Rússia e levar países como China e Índia a buscar novas fontes de fornecimento.