O índice de preços ao produtor (PPI) da zona do euro apresentou uma queda de 1,2% em novembro na comparação anual, seguindo um recuo mais acentuado registrado em outubro, quando a redução foi de 3,3%. A informação foi divulgada pela Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia. A queda de novembro foi menor do que a esperada pelos analistas, que previam uma retração de 1,9%.
Na comparação mensal, o PPI do bloco europeu teve um aumento de 1,6% em novembro, superando a expectativa de alta de 1,5%. Esse aumento foi impulsionado por vários setores, embora a variação anual continue apontando para uma trajetória de diminuição dos preços, especialmente em setores como a indústria.
Excluindo os preços de energia, que costumam apresentar variações mais voláteis, o PPI da zona do euro se manteve estável em novembro em relação a outubro, mas apresentou um avanço de 0,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esses dados sugerem uma moderação nos preços, embora o cenário ainda exiba uma leve recuperação mensal.