O Índice de adequação dos estoques (IE) na cidade de São Paulo registrou uma leve alta de 0,5% entre dezembro e janeiro, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). No entanto, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, o índice apresentou uma queda de 6,3%, a maior redução desde fevereiro de 2023. Apesar disso, a proporção de empresários que consideram ter estoques adequados teve um pequeno aumento, passando de 54,7% para 54,9%.
No segmento das grandes empresas, a percepção de adequação dos estoques aumentou de 62,9% para 63,5%, com uma leve diminuição no número de empresas com estoques acima do adequado (de 20,2% para 20%) e uma queda nas empresas com estoques abaixo do adequado, que passou de 15,7% para 15,3%. Já nas pequenas empresas, a proporção de empresários que consideram seus estoques adequados subiu de 54,5% para 54,7%, mantendo-se estável a porcentagem daqueles que percebem estoques abaixo do ideal (20,2%).
A análise mostra que, de maneira geral, o comportamento do mercado em janeiro apresentou uma leve melhoria nos estoques adequados, especialmente nas grandes empresas, enquanto a percepção de excesso de estoque diminuiu ligeiramente. Entretanto, a queda interanual de 6,3% sugere que o cenário ainda é de desafios para os empresários, que seguem lidando com a gestão de estoques em um ambiente econômico instável.